Matéria originalmente postada por Delton Stabelini, no blog Texaco em 25 de Abril de 2017. Disponível em: https://blog.texaco.com.br/ursa/oleo-para-motor-de-caminhao-como-acertar/
Recomendação do manual do proprietário
Todo veículo sai das montadoras com um manual do proprietário do veículo. Neste manual existem diversas indicações para o melhor o uso do caminhão.
Se você ainda não deu uma olhada no seu, acho que vale a pena. Ele pode esclarecer diversas dúvidas que você tem em relação ao seu grande amigo e parceiro: seu caminhão!
Dentre as recomendações de manutenção estão as especificações do óleo de motor para você obter o máximo de desempenho do motor de seu caminhão. Através de testes e muito tempo de pesquisa, as montadoras determinam qual deve ser a viscosidade a ser utilizada, qual deve ser o tipo de básico a ser empregado e qual deve ser classificação mínima de desempenho a ser utilizada em cada modelo de caminhão
Com tanto investimento em tempo e testes para definir estas especificações, não se deve ir contra as recomendações das montadoras, uma vez que os lubrificantes foram indicados justamente por extrair o melhor que o motor pode oferecer, levando em consideração os períodos de manutenção e de troca de óleo a ser obedecidos.
Viscosidade dos lubrificantes
A viscosidade é medida da fluidez do óleo a uma determinada temperatura. Hoje em dia todos os motores de caminhões requerem o uso de óleos multiviscosos. Isso tem por finalidade aumentar a vida útil do motor pois a alta fluidez em baixas temperaturas faz com que o óleo chegue rápido em todas as partes a serem lubrificadas no momento da partida do motor, minimizando o desgaste. E também porque o óleo precisa formar uma película de óleo suficiente espessa em altas temperaturas para minimizar o contato entre as componentes móveis do motor durante a operação em altas velocidades e altas temperaturas, maximizando a durabilidade de todo o conjunto.
A maioria dos fabricantes de caminhões no Brasil recomenda o uso de óleos multiviscosos SAE 15W-40. Mas já há fabricantes requerendo o uso de óleos SAE 10W-40 ou SAE 5W-30 em alguns modelos específicos de caminhões.
Classificação dos óleos básicos
Os óleos de motor podem ser classificados como mineral, sintético ou semissintético. Óleos de motor são considerados semissintéticos quando tem pelo menos 10% de óleos básicos sintéticos em sua composição
Em geral os óleos de motor SAE 15W-40 são minerais. Já os óleos SAE 10W-40 e SAE 10W-30 na sua grande maioria são semissintéticos . Os óleos SAE 5W-30, por sua vez, podem ser semissintéticos ou sintéticos
Classificações de Desempenho
As classificações de desempenho ajudam os consumidores e pessoas que se relacionam com o tema a entender a hierarquia dos produtos.
A classificação de desempenho mais conhecida é a API e as especificações atualmente vigentes são API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4.
O mais importante é entender este exemplo : Se um fabricante requer um uso de um óleo API CI-4 em seu manual , um óleo API CJ-4 pode ser utilizado. Mas o inverso não é verdadeiro
Conclusão
Utilizar um óleo para motor de caminhão com as especificações recomendadas no manual do proprietário do veículo será sempre a melhor escolha. Portanto, não deixe de acompanhar essas e outras indicações presentes no seu manual e garanta o melhor rendimento do caminhão. Dessa forma você terá um veículo rodando por mais tempo e com melhor performance.
Conheça a Calculadora Ursa, a Calculadora da Economia.
Descubra o Ganho de Produtividade de sua Frota e a Economia Anual em Lubrificantes, Filtros e Mão de Obra utilizando os Lubrificantes Texaco URSA. https://blog.texaco.com.br/calculadora-ursa/
URSA VOCÊ ENCONTRA AQUI NA BEL LUBE.
Peça agora! (31) 3389-5900
Matéria originalmente postada por Delton Stabelini, no blog Texaco. Disponível em: https://blog.texaco.com.br/ursa/oleo-para-motor-de-caminhao-como-acertar/